Na “cidade das pontes”, teatro e moldura ideal do esperado evento, hoje 31 de agosto, começou a edição 2012 do Genfest. Uma delegação foi recebida no Parlamento. Inaugurado e “Ângulo da Fraternidade”.
Após um ano de preparativos e grande expectativa começou o Genfest 2012 emBudapeste! Nas ruas da capital húngara respira-se um clima de festa, de amigos que finalmente se encontram ao vivo, e não apenas na rede!
Na manhã do dia 31 de agosto, com a presidente,Maria Voce, uma delegação internacional de jovens do Movimento dos Focolares foi recebida no Parlamento Húngaro. O ministro das Relações Exteriores, Martonyi Jànos, ao dar-lhes as boas vindas, salientou que “os desafios são globais e as respostas são universais, ligadas aos valores universais”. E acrescentou que “é preciso responder à cultura do ódio com a cultura do amor”. Agradeceu ainda aos Jovens por um Mundo Unido “que trouxeram para cá esta maravilhosa iniciativa. Através do amor deles, descobrimos o nosso”.
Na tarde do dia 30 aconteceu a inauguração do “Ângulo da Fraternidade”, numa praça pública da capital, por desejo dos jovens e com a colaboração da prefeitura de Budapeste.“Queremos dar esperança à nossa cidade”, disse Rita, húngara, de 25 anos, diante das autoridades e de centenas de jovens presentes na inauguração.
Gergő Jedlicsita é arquiteto, tem quase 30 anos e foi ele que projetou este espaço no coração da vida jovem da cidade. Trata-se de cinco blocos retangulares de mármore prateado, de tamanhos variados, instalado em uma plataforma, num ângulo do parque. Representam os cinco continentes. Em suas faces está esculpida a “regra de ouro” – “faça aos outros o que gostaria que fosse feito a você” – nas principais línguas do planeta, inclusive em braile. Um sinal tangível que quer relembrar a mensagem que partirá do Genfest 2012 para o mundo.
O musical “Streetlight”, do grupo internacional Gen Rosso, com a presença de mais de 4 mil pessoas, concluiu o dia. No palco, com os artistas, exibiram-se 120 adolescentes húngaros que por dois dias trabalharam juntos no workshop conduzido pelo grupo.
São 104 as nações representadas, dos cinco continentes, dentre as quais destaca-se um grupo de 250 jovens do Oriente Médio. Numerosos são os cristãos de diversas Igrejas, cerca de cem pertencem a outras religiões e há ainda uma considerável presença de jovens de convicções não religiosas.
Fonte: www.focolare.org
0 comentários:
Postar um comentário