JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

sábado, 1 de setembro de 2012

Termina a contagem regressiva: começa o Genfest 2012!


Após um ano de preparativos e grande expectativa começou o Genfest 2012 emBudapeste! Nas ruas da capital húngara respira-se um clima de festa, de amigos que finalmente se encontram ao vivo, e não apenas na rede!
Na manhã do dia 31 de agosto, com a presidente,Maria Voce, uma delegação internacional de jovens do Movimento dos Focolares foi recebida no Parlamento Húngaro. O ministro das Relações Exteriores, Martonyi Jànos, ao dar-lhes as boas vindas, salientou que “os desafios são globais e as respostas são universais, ligadas aos valores universais”. E acrescentou que “é preciso responder à cultura do ódio com a cultura do amor”. Agradeceu ainda aos Jovens por um Mundo Unido “que trouxeram para cá esta maravilhosa iniciativa. Através do amor deles, descobrimos o nosso”.
Na tarde do dia 30 aconteceu a inauguração do “Ângulo da Fraternidade”, numa praça pública da capital, por desejo dos jovens e com a colaboração da prefeitura de Budapeste.“Queremos dar esperança à nossa cidade”, disse Rita, húngara, de 25 anos, diante das autoridades e de centenas de jovens presentes na inauguração.
Gen Rosso Streetlight MusicalGergő Jedlicsita é arquiteto, tem quase 30 anos e foi ele que projetou este espaço no coração da vida jovem da cidade. Trata-se de cinco blocos retangulares de mármore prateado, de tamanhos variados, instalado em uma plataforma, num ângulo do parque. Representam os cinco continentes. Em suas faces está esculpida a “regra de ouro” – “faça aos outros o que gostaria que fosse feito a você” – nas principais línguas do planeta, inclusive em braile. Um sinal tangível que quer relembrar a mensagem que partirá do Genfest 2012 para o mundo.
O musical “Streetlight”, do grupo internacional Gen Rosso, com a presença de mais de 4 mil pessoas, concluiu o dia. No palco, com os artistas, exibiram-se 120 adolescentes húngaros que por dois dias trabalharam juntos no workshop conduzido pelo grupo.
São 104 as nações representadas, dos cinco continentes, dentre as quais destaca-se um grupo de 250 jovens do Oriente Médio. Numerosos são os cristãos de diversas Igrejas, cerca de cem pertencem a outras religiões e há ainda uma considerável presença de jovens de convicções não religiosas.

Fonte: www.focolare.org 

0 comentários:

Postar um comentário