JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

sábado, 1 de setembro de 2012

Genfest: “Olhem para o alto!”


O primeiro, intenso, dia do Genfest 2012, concluiu-se com um mega show. Hoje, 1º de setembro, os testemunhos dos jovens vindos do mundo inteiro e o esperado discurso de Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares. A mensagem de Bento VI.

O dia de ontem, 31 de agosto, começou no Parlamento Húngaro e continuou, à tarde, com a grande festa na esplanada do Sport Arena, a abertura de uma “Expo do Leste Europeu”, performances e atividades esportivas, e entrevistas transmitidas ao vivo, em áudio. À noite, o animado concerto com jovens artistas provenientes dos cinco continentes, precedido pelas saudações do prefeito de Budapeste, Tarlós István e da presidente da Conferência Geral da Unesco, M.me Katalin Bogyay.
Bento XVI enviou uma mensagem com“calorosas saudações a todos os jovens”. E referindo-se ao lema do Genfest, “Let’s bridge” e às pontes sobre o Danúbio destruídas na Segunda Guerra Mundial, o Papa afirma que “das cinzas daquele terrível conflito nasceu a determinação de construir a paz sobre fundamentos duradouros, uma determinação que se tornaria a inspiração à base da fundação do Movimento dos Focolares”. E auspicia que “esta linda cidade seja um sinal de esperança, para inspirar todos os jovens presentes a oferecer a mão da amizade aos que provêm de outros contextos e culturas, ‘para que se dê forma à cidade terrena na unidade e na paz, tornando-a, de alguma forma, uma antecipação e uma prefiguração da cidade indivisa de Deus’ (Caritas in Veritate,7)”.
Hoje, 1º de setembro, a apresentação das várias delegações nacionais e a primeira parte de “Vamos construir pontes”, metáfora da construção de uma ponte nas suas várias fases. Alternaram-se reflexões e depoimentos de jovens de várias partes do mundo, comprometidos na realização da fraternidade universal.
foi a esses jovens que Maria Voce se dirigiu, à tarde, lançando a eles um desafio: “Olhem para o alto! Mirem longe, é lá que vocês encontrarão o esteio seguro. Olhem ao amor que é Deus. O único que não os decepciona… Coloquem-se do lado dele, procurando ver as coisas e o mundo com os seus olhos, e vocês serão pilares firmes de novas pontes, nas quais caminharão felizes, e muitos outros os seguirão…”.
A escuta profunda dos jovens parecia aprovar cada palavra.
Maria Voce“E depois, não tenham medo! – continuou a presidente – Sejam vocês mesmos, e entrem pessoalmente na sociedade, colocando à disposição de grandes e pequenos a personalidade de vocês, as suas competências e talentos. A contribuição de vocês é única e inigualável, diferente da que dão os adultos… Vocês são chamados agora a consumar-se por algo imenso, deixando atrás de vocês algo de imortal”.
E a este ponto Maria Voce pressionou“Por isso é preciso passar imediatamente à ação… Comecem a amar concretamente. O primeiro passo não é o de grandes ações, mas dos pequenos atos de amor que tornam grande a vida e tem o poder de mudar o mundo e incidir na sociedade… E não deixem que as pontes construídas hoje se desfaçam. A primeira ponte foi construída justamente entre vocês todos… Vocês edificaram juntos um pedaço de mundo unido, e cada um traz em si a força dessa experiência. Assim, desse Sport Arena pode partir um rio de amor”.
E concluiu recordando uma frase da fundadora, Chiara Lubich“O mundo precisa de um suplemento de alma, um suplemento de amor. E isso nós devemos dar!”. E seus votos:“Coragem! Todos unidos nessa maravilhosa aventura!”.
À tarde, um grande e simbólico “flashmob” – com transmissão streaming e multiplicado em muitas partes do mundo – na Ponte das Correntes, sobre o histórico rio Danúbio, para mostrar o compromisso dos Jovens por um Mundo Unido em construir pontes entre homens, países, religiões e culturas.

0 comentários:

Postar um comentário