JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Semana Mundo Unido 2011: balanço de uma mudança visível


Da Oceania ao norte da Europa, da Terra do Fogo ao Extremo Oriente, a Semana Mundo Unido 2011, concluída oficialmente dia 8 de maio, não podia deixar de ser um evento com uma amplidão mundial.


E não só! Envolvendo em suas iniciativas e projetos, milhares de jovens de qualquer cultura e tradição, soube mostrar aquele mundo unido que é o objetivo fundamental dos Jovens por um Mundo Unido (JMU), e que durante esta Semana – desde 1995 – tem a intenção de crescer em visibilidade.
Tentar descrever cada iniciativa, ainda que brevemente, seria como fazer uma viagem virtual pelo mundo inteiro. Certamente apaixonante, mas longo demais para resumir num artigo.
As centenas de eventos navegaram de uma rede social para outra, multiplicando a visibilidade e as pessoas envolvidas.
Vamos nos limitar a alguns acenos, indicando o blog WWW.mondounito.net para quem desejasse aprofundar.
Iniciamos pelas muitas SMU realizadas no Oriente Médio, justamente onde se está vivendo um momento especial, de anseio por mudanças, a partir dos jovens. Neste contexto foi muito significativo o vídeo preparado pelos JMU do Egito, retomando o título do meeting realizado nos dias precedentes, que deu início à SMU: “Make visible change”  – “Fazer mudanças visíveis”

Os jovens do Líbano realizaram um projeto ecológico durante toda a semana, um cine-fórum inter-religioso, um dia de atividades esportivas e outro dedicado a uma ação social.
E o aspecto social foi o foco central da SMU também em toda a América Latina. Em Havana, por exemplo, durante a SMU os jovens de Cuba visitaram as crianças de uma favela localizada embaixo de uma ponte da cidade.

Na Guatemala cada dia tinha um tema diferente, e uma atividade coligada: Dar; Tomar a iniciativa no amor; Paz; Morrer pela própria gente; Perdoar; Ecologia; Criar Relacionamentos, foram as temáticas de cada dia.
Um último exemplo deste continente. Em Rosário, na Argentina, divididos em grupos de 25, os JMU representaram cenas sobre o mundo unido nas faixas de pedestres, para as pessoas que esperavam nos semáforos!
Em várias partes do mundo o pensamento voltou-se para o Japão, atingido, no mês de março, pela grave catástrofe natural. Em Los Angeles, nos USA, a SMU lançou a campanha “Hike a thon!”, uma caminhada para recolher donativos em favor da população de Fukushima. Em Florença foi feita uma maratona de dança e na praça principal deFrascati (Roma) foi organizado um workshop para descobrir a cultura nipônica.

Em Goa, no sudeste da Índia, um dia inteiro foi dedicado aChiara Luce Badano. Para apresentar a jovem do Movimento dos Focolares beatificada dia 25 de setembro passado, os JMU da Índia prepararam cantos, coreografias, danças típicas indianas, experiências e vídeos sobre a vida dessa jovem.
E foi justamente em Sassello, a cidade natal de Chiara Luce, diante de 1200 jovens e em conexão internet, que se concluiu oficialmente a 16ª Semana Mundo Unido. Um musical, “Vivendo um sonho”, realizado por um grupo de jovens de Genova – depois da entusiasmante experiência vivida com o Gen Rosso – inspirado no exemplo de dois jovens genoveses, Alberto Michelotti e Carlo Grisolia, também eles no caminho da beatificação. E depois uma visita especial à casa de Chiara Luce, acompanhados pelos seus pais, Ruggero e Maria Teresa Badano.
Na conclusão o grande anúncio: Genfest 2012 – 1 e 2 de setembro em Budapeste (Hungria). Mas sobre isso falaremos na próxima vez.

Um comentário: