JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

sábado, 14 de maio de 2011

Jovens de Maceió empenhados em construir um mundo melhor e mais unido

No dia 29 de abril começou a 16ª edição da Semana do Mundo Unido, manifestação internacional pela paz promovida pelos Jovens por um Mundo Unido, um dos setores do Movimento dos Focolares. Em Maceió, as ações concretas iniciaram-se no dia 1º de Maio, com a pintura do muro da Escola Estadual Tavares Bastos - Praça do Centenário, Farol. A atividade visa suscitar a reflexão e o amor fraterno, através de ilustrações e mensagens de paz. A pintura será feita em parceria com alguns grafiteiros da cidade e conta também com a participação de jovens e adultos que queiram dar seu contributo durante o dia.

No decorrer da semana, vídeos contendo micronarrativas de protagonistas do mundo unido foram postados diariamente na internet, ao mesmo tempo em que será feita uma rede de e-mails enviados a amigos e participantes do projeto, dando um direcionamento de qual aspecto da fraternidade deve ser vivido naquele dia. Um dos objetivos dessa ação é a divulgação de experiências positivas que contribuem para a realização da SMU em redes sociais e e-mails.

No dia 7 de maio, a programação foi concluída na capital alagoana com um encontro dos participantes da Semana do Mundo Unido no auditório da Antiga Reitoria, na Praça Sinimbu – Poço, das 15h às 17h. Este será o momento do resumo das ações da semana, no qual colheremos experiências e frutos das ações desenvolvidas.

Meeting Internacional
A abertura do evento aconteceu em Castelgandolfo (Itália), com um congresso mundial que será transmitido ao vivo pela internet no link http://live.focolare.org/smu/. A proposta desta semana é a conscientização de que cada pessoa é protagonista de uma cultura de fraternidade e paz, ao criar relacionamentos autênticos e fortalecer os laços já existentes. A promoção de atividades que ganhem visibilidade na mídia e na sociedade também é um dos objetivos da manifestação.

A Semana do Mundo Unido e seus protagonistas
A Semana do Mundo Unido surgiu em 1996, na Itália, e tem o objetivo de divulgar a paz como forma de transformar a sociedade para a construção de um mundo melhor. Os Jovens por um Mundo Unido são seus protagonistas e compõe uma rede que acolhe jovens de diversas denominações cristãs, religiões diferentes e até mesmo aqueles sem uma referência religiosa: são todos construtores da fraternidade universal.
 www.mundounidoal.blogspot.com / http://www.focolare.org/pt/

0 comentários:

Postar um comentário