JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Viagem à Terra Santa/1


Simpatia recíproca. Primeiro compromisso público de Maria Voce e Giancarlo Faletti, em sua turnê pela Terra Santa. Com os movimentos e novas comunidades.
Foi o encontro com alguns representantes dos movimentos eclesiais presentes em Jerusalém. Aqui, onde a Grande História teve um novo início, e também a pequena “história santa” de cada grupo busca o seu espaço e o seu caminho específico.

Eram uma centena os presentes na sala da Custódia da Terra Santa, ao lado da Porta Nova. Novos Caminhos, Bem-aventuranças e Emmanuel, da França; Canção Nova, Filhos de Maria, Obra de Maria e Comunidade Shalom, do Brasil; Regnun Christi do México; Associação João XXIII, Comunhão e Libertação e Focolares, da Itália (mas com dimensão internacional), contaram com simplicidade as suas aventuras, cada uma muito original e, ao mesmo tempo, semelhante às outras. Quase todos seguem o caminho do trabalho de acolhida: encontram os peregrinos, atuam em favor do conhecimento da Terra Santa e de seus tesouros (inclusive na dimensão ecumênica e inter-religiosa) e favorecem o turismo aos lugares santos. Numerosos movimentos e comunidades se especializam na evangelização por meio da mídia. E aqui não são exceção as atividades comuns, de duas ou mais comunidades juntas.
Como tudo o que se relaciona ao cristianismo, aqui em Jerusalém estes encontros não tem, primordialmente, dimensões quantitativas, mas qualitativas. Aqui o relevo é dado à qualidade dos relacionamentos. «Talvez seja uma missão dos movimentos e das novas comunidades levar à Igreja católica, e mais em geral, à cristandade, o único primado evangélico, que é o amor», explicou uma jovem da comunidade Chemin Neuf.

Alguns movimentos estão presentes na Terra Santa a dezenas de anos e outros chegaram há poucos meses. Convivência e fraternidade foram a tonalidade do encontro, que Maria Voce iniciou contando, com simplicidade, a sua história.
Durante um diálogo franco com os presentes, ela delineou o sentido do diálogo entre movimentos e novas comunidades: «Aqui me encontro diante de pessoas e grupos que querem testemunhar aquele amor mútuo que constrói a Igreja».

Respondendo à pergunta de um representante de Comunhão e Libertação, disse: «Certamente, depois da vigília de Pentecostes 1998 – quando reuniram-se na Praça de São Pedro, convocados por João Paulo II – sentimo-nos coligados, unidos por um apelo do Papa, que invocava o Espírito Santo. Desde aquele momento Chiara Lubich percebeu que o Papa desejava que os movimentos estivessem em maior comunhão entre eles». Para favorecer «aquela presença carismática que é “coessencial” à dimensão petrina, hierárquica». Desde então «onde existe o Movimento dos Focolares existe também este desejo de unidade entre os movimentos e as novas comunidades». Cada um com o próprio carisma «que é complementar àquele dos outros. A comunhão não é uniformidade… se o nosso carisma é mais belo, no final a Igreja é mais bela, porque os carismas são dons que devem ser colocados em reciprocidade».
«Como viver o diálogo ecumênico e inter-religioso na Terra Santa?», perguntou uma jovem brasileira. «O diálogo é um estilo de vida – respondeu Maria Voce –, mais do que algo que se faz. É colocar-se, com amor, diante do outro». Amando desinteressadamente, sempre, tomando a iniciativa de amar, amando a todos, também os outros cristãos e os fieis de outras religiões. «Para nós o diálogo foi sempre um diálogo entre pessoas, não entre ideologias ou religiões… porque em todos os homens da terra existe o amor». Depois, «a unidade vem de Deus, que aos homens pediu apenas que se amassem».
de Michele Zanzucchi
Programa da viagem: artigo

0 comentários:

Postar um comentário