JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Bispos: Deus ao lado do homem


“Redescobrir os desígnios de Deus na atualidade”. Ao redor deste tema, 70 bispos, provenientes de várias partes do mundo, reuniram-se em Castelgandolfo, de 8 a 11 de fevereiro de 2011.
Na audiência do dia 9 de fevereiro Bento XVI dirigiu-lhes uma cordial saudação: “Estou feliz por esta oportunidade que lhes é oferecida, para confrontar experiências eclesiais de várias partes do mundo, e faço votos que estes dias de oração e de reflexão, possam produzir frutos abundantes para as vossas comunidades”.

Tais reflexões desenvolveram-se “no rastro do carisma de Chiara  Lubich – como disse o moderador do encontro, cardeal Miloslav Vlk, na abertura – que está em profunda sintonia com o carisma do bispo”. E continuou: “trata-se de saber acolher o amor de Deus, que quer o bem da humanidade, estando próximo de cada homem”.
“O Movimento dos Focolares leva adiante, de maneira carismática, a espiritualidade de comunhão… que reflete o Concílio Vaticano II, todo ele centralizado na Igreja, mistério de comunhão”, salientou o cardeal Marc Oullet, prefeito da Congregação para os bispos.
Diante dos desafios que a Igreja enfrenta hoje, de modo especial nos países de antiga tradição cristã, mas também em muitos outros lugares, os bispos desejaram evidenciar as novas respostas que o Espírito Santo suscitou nos últimos anos, como a comunhão e a colaboração entre carismas novos e antigos, o diálogo ecumênico e inter-religioso, o diálogo com a, assim chamada, cultura leiga.
O cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, evidenciou a passagem de uma sociedade multicultural a uma intercultural, que sabe integrar as diversas culturas e credos, como demonstra a recém-iniciada experiência do “Pátio dos Gentios”, expressão criada por Bento XVI em referência ao diálogo entre fé e cultura. Seu discurso foi precedido por uma mesa redonda que demonstrava esta realidade intercultural, colocando em relação as diferentes dinâmicas presentes nas nossas sociedades, observadas do ponto de vista da economia (Prof. Stefano Zamagni), da mística (pe. Fabio Ciardi), das relações sociais (Prof. Vera Araújo) e internacionais (Prof. Vincenzo Buonomo).
Em conformidade com a temática do encontro, a presidente do Movimento dos Focolares, Maria Voce, falou sobre “Os desígnios de Deus no pensamento e na vida de Chiara Lubich”.
Como conclusão, nos dias 12 e 13 de fevereiro, 25 bispos estiveram na Mariápolis internacional de Loppiano (Florença), que, com seus 900 moradores, testemunha que é possível uma sociedade guiada pelo Evangelho. Entre os vários compromissos na Mariápolis, houve o encontro com o Instituto Universitário Sophia, que já iniciou o seu terceiro ano de cursos interdisciplinares.

0 comentários:

Postar um comentário