JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Com o rabi Kronish: Paz agora! Paz depois!


De Roberto Catalano, que acompanha Maria Voce na sua viagem à Terra Santa. Na densa agenda da presidente do Movimento dos Focolares, encontros com personalidades de outras religiões.
Desde ontem estou em Jerusalém, com Maria Voce. Na sua agenda, muito cheia, estão também compromissos com pessoas de tradição judaica e muçulmana.
São encontros que desejam confirmar o diálogo, em todos os níveis. Hoje realizou-se o primeiro desses encontros, com o rabi Ron Kronish, fundador e diretor  do Interreligious Coordinating Council of Israel (ICCI).
Encontramos o rabi Ron Kronish às 15 horas. É um velho amigo dos Focolares, como ele mesmo se define.
O escritório do ICCI encontra-se num bairro não distante do centro de Jerusalém, na antiga estrada para Belém, com um tráfico constante e cheia de vida.
O ICCI é uma organização fundada em 1991, na noite antes do início da primeira guerra do Golfo. Era o dia 16 de janeiro e todos, em Israel, usavam máscaras contra gás, num clima de medo pela guerra que se aproximava. Em Ratisbonne, exatamente o centro que visitei esta manhã, reuniram-se num porão alguns homens de diálogo, que, apesar da guerra, decidiram que o mundo precisa de paz.
O centro atua em várias frentes, mas principalmente com os jovens e as mulheres. O seu objetivo é a formação à paz. Trata-se de criar uma mentalidade de base, para estar conscientes que os conflitos existem – e Kronish refere-se especialmente aquele entre Israel e Palestina – e que não podem ser resolvidos facilmente, mas que, ainda assim, pode-se trabalhar pela paz do futuro. O slogan não é tanto “Paz agora!”, mas “Paz depois!”. Para isso as novas gerações, principalmente, devem ser preparadas a reconhecer o outro, escutá-lo, descobri-lo e, afinal, não vê-lo como um inimigo, mas como um próximo a ser aceito na sua diversidade.
As experiências destes vinte anos de cursos realizados em Israel, com jovens e adolescentes muçulmanos, judeus e cristãos, são riquíssimas. Somente 5% abandonam os cursos, todos os outros chegam até o fim, sinal do interesse e do compromisso, mas também fonte de esperança, porque já são milhares os que se beneficiaram deste novo modo de ver.
Falando com Maria Voce, Ron Kronish não esconde que o mundo mudou, desde 1991. Então a paz estava próxima, parecia possível poder realizá-la. Hoje está muito mais distante. Devemos ser conscientes, mas não perder a esperança. Maria Voce contou sobre o trabalho do Movimento no campo formativo e ressaltou a consonância de ideias e metodologia com o ICCI. Kronish pediu que a colaboração continue, e que seja feita, principalmente, com os jovens e adolescentes.
De Roberto Catalano

0 comentários:

Postar um comentário