JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Positive RevolutiON! Jovens de toda a Espanha



"Protagonistas do nosso mundo". Em Madri, centenas de jovens espanhóis, e não só, comprometidos na renovação dos próprios ambientes. As respostas de Maria Voce: “Olhar mais para o alto, para atingir o objetivo”.
“A mensagem que vocês nos transmitiram é uma revolução. Muda tudo”“Genial, excelente, impressionante!”. “Foi uma experiência nova, muito diferente de tudo o que eu já tinha participado”. “Fiquei muito encorajada ao ver que já somos muitos que vivemos assim, para construir um mundo mais unido”. Apenas algumas das impressões dos participantes.

Música, coreografia e o anúncio do grande ideal que anima os Jovens por um Mundo Unido: viver com outros jovens e por eles, para construir um mundo unido. Foi assim que teve início Positive RevolutiON!, uma fascinante proposta de viver juntos para mudar o próprio mundo.
À tarde, os 650 jovens presentes (entre os quais 50 portugueses), distribuíram-se em 18 workshops temáticos: Você sorri? – Bioética. Comportamento diante do valor da vida – Estudo, consumo, trabalho, divirto-me, relaciono-me, estou satisfeito? – Muito mais que puro teatro – Voluntariado: não olhe, aja! – Green revolution… Em seguida, na plenária, foram compartilhadas as experiências vividas nos workshops.
Os jovens do Movimento dos Focolares deram inúmeros testemunhos de sua vida diária, nos estudos, nas atividades realizadas nos finais de semana organizando shows solidários, construindo “pontes de fraternidade” (como com os jovens muçulmanos, em Tanger). Uma forte e profunda experiência sobre o sofrimento foi partilhada por uma jovem gravemente enferma. Foi a deixa para que Maria Voce – convidada pelos próprios jovens, dada a sua presença na Espanha – falasse da “chave” para construir a unidade: Jesus abandonado, ápice do amor de Deus pelos homens. Ela os convidou a assumirem os sofrimentos dos outros, as divisões, as dificuldades, e transformá-las em amor, como Ele fez.
A presidente do Movimento dirigiu-se aos jovens com o seu estilo profundo e direto: “No arco e flecha, para acertar o alvo deve-se mirar para o alto, porque na sua trajetória a flecha desce. Vocês devem olhar mais para o alto, para atingir o objetivo. Olhem para o alto, não tenham medo, vocês são os protagonistas de suas vidas. Não esperem o futuro para fazer um mundo novo. O mundo novo vocês estão fazendo agora, são vocês… já começou. Como? Como os jovens disseram antes: tomando as palavras do maior revolucionário que é Jesus Cristo. A sua revolução começou há dois mil anos e ainda não terminou. Cada um de nós deve fazer a própria parte nessa revolução, partindo da palavra amor. Vivendo no amor, sendo amor vivo para com todas as pessoas que encontrarem. Não se contentem com menos”. E concluiu com um desafio: “Hoje à tarde vocês começaram algo grande. Vão avante, sem medo. O mundo é de vocês. A revolução positiva já começou”.
Positive RevolutiOn! envolveu também milhares de jovens que já trabalham e vivem por um mundo unido, em muitas partes do mundo, como confirmaram as numerosas mensagens que chegaram.
O dia se concluiu à meia-noite, com uma festa “explosiva” preparada pelos Jovens por um Mundo Unido. Na saída via-se a alegria gravada nos rostos e o compromisso de começar imediatamente a “revolução positiva”, como uma resposta concreta à difícil situação que os jovens enfrentam, não somente na Espanha. Os próximos encontros marcados, para todos, são: o “Meeting mundial dos Jovens por um Mundo Unido”, em Castelgandolfo (Roma), antes da beatificação de João Paulo II; e a Jornada Mundial da Juventude, em agosto de 2011, em Madri.
Sugestivas as muitas impressões espontâneas:
  • “Conhecer gente nova, de muitos pontos da Espanha, tantos jovens que, como eu, querem um mundo diferente… espero que se repita!”.
  • Desconcertante, novo, nestas horas me tornei melhor… É preciso mirar mais para o alto, como no arco e flecha. E nós conseguimos!”.
  • Gostei muito das palavras de Maria Voce, porque eram bonitas e profundas. Quando a gente escuta coisas assim, reflete e diz: ‘agora vou ser uma pessoa melhor’. É emocionante ver tantos jovens”.
  • “Bonito e muito divertido. Agora, quando estiver na escola e fizer alguma coisa, vou pensar: ‘faço isto por amor’”.
  • “O fato de ser algo simples e feito por todos, de modo que se sentissem protagonistas, ajudou muito. Os workshops foram uma boa ideia. Alguém podia pensar em ficar sentado, escutando coisas pouco interessantes, e ao contrário, foram dinâmicos e participativos”.
  • Não imaginava tantos jovens da nossa idade! Isso foi muito encorajador”.
  • “Este encontro provoca uma mudança, nos recarrega, principalmente por aquilo que Maria Voce disse no final: não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”.

0 comentários:

Postar um comentário