JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Comunhão e Direito em Santo Domingo


Um intercâmbio entre juízes, advogados, estudantes. O compromisso ético com o trabalho pela justiça.
O último encontro de CeD, dia 19 de janeiro passado, envolveu um grupo diferenciado de operadores do direito: estudantes, juízes, entre os quais um juiz da Suprema Corte de Justiça, um reitor da universidade, alguns advogados da secretaria de defesa pública e profissionais liberais.

Após o Congresso internacional de 2005, em Castelgandolfo (Roma), a rede de Comunhão e Direito desenvolveu-se em Santo Domingo, percebendo, cada vez mais, a urgência de incidir no tecido social e político desta pequena, mas exuberante República, com uma nova cultura jurídica.
O ponto central da programação foi o discurso da Prof.ª Amy Uelmen, da Fordham University, de Nova Iorque, sobre os “Valores cristãos e a prática jurídica”. A professora evidenciou como cada pessoa pode “colocar em correlação”, na vida pessoal e profissional, os próprios valores e princípios, e encontrar soluções para os problemas cotidianos, até os mais difíceis.

advogado Angel Cano, na sua palestra, penetrou na realidade concreta da atuação profissional. A sua reflexão relevou como, em certos casos, as profissões liberais agem segundo uma mentalidade de tipo comercial, na qual o cliente é concebido, mais que tudo, como alguém a ser desfrutado para o máximo rendimento, ao invés de ser considerado como uma pessoa cujos direitos e interesses devem ser defendidos. Comunhão e Direito surgiu como um caminho para curar esta chaga.
Por meio de perguntas e ponderações os participantes exprimiram a necessidade de dar espaço a estas reflexões e o compromisso ético de trabalhar pela justiça. Na conclusão, um alto magistrado comentou: “Palavras do coração falam ao coração”.
Muitos afirmaram terem encontrado “os instrumentos necessários para levar adiante esta visão”.
No dia sucessivo, ainda um compromisso importante. O grupo de operadores de Comunhão e Direito, reuniu-se com Lino Vásquez Samuel, responsável pela Comissão para a Reforma e a Modernização da Justiça, na sua sede. Ele manifestou grande interesse pelos projetos concretos de CeD, dizendo-se disponível a colaborar. No diálogo salientou-se como os valores promovidos por Comunhão e Direito podem reforçar a integridade do sistema jurídico.

0 comentários:

Postar um comentário