JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A Espanha despede-se de Maria Voce


Concluiu-se a viagem da presidente do Movimento dos Focolares em terra ibérica. Quinze dias de grande intensidade, compartilhados com dois mil membros do Movimento na Espanha. No coração de todos, alegria e gratidão.
“Passando de uma região para outra, pensei que aqui Deus derramou muitos dons”, constatou várias vezes Maria Voce, durante a sua permanência na Espanha, de 14 a 30 de janeiro de 2011.

A última etapa teve início no dia 23 de janeiro, em Madri, onde ela encontrou numerosos membros do Movimento, vindos da Galícia, Castilla, León, Países Bascos, Navarra, Cantábria, Astúrias, Múrcia e Madri.
A Mariápolis permanente “Castelo Exterior”, nos arredores de Madri (localidade Las Matas), recebeu Maria Voce durante a última semana. É o coração do Movimento dos Focolares na Espanha, e tem o objetivo de conservar e testemunhar a unidade de todos, na variedade de suas culturas. A presidente encorajou os habitantes da Mariápolis a alargar este serviço à Igreja e à sociedade do país.
Um dia foi dedicado à visita a Ávila e Segovia, as cidades de Santa Teresa de Jesus e São João da Cruz, os grandes místicos espanhóis, tão amados por Chiara Lubich. No livro dos hóspedes, do convento de Segovia, Maria Voce escreveu: “Obrigada, São João, pelo fascínio da santidade que continua a difundir e que sempre nos deixa maravilhados. Ajude-nos a subir sobre o Monte com você, e a irradiar a luz ao nosso redor, como você fez. Fascine, principalmente, os jovens!”.

Em seguida, encontros cordiais com o Núncio apostólico, d. Frattini, com o bispo de Pamplona, d. Francisco Pérez, e d. Juan Antonio Reig de Acalá de Henares. Ainda a visita à sede da Editora “Ciudad Nueva” e, enfim, o encontro mais esperado: “Positive RevolutiON! Protagonistas do nosso mundo”. O encontro com centenas de jovens, cheio de emoção e escuta profunda, colocou em evidência como os jovens podem ser, e já são, protagonistas deste mundo, transformando-o positivamente.
Ao partir Maria Voce deixou um mandato: “Cada comunidade, cada povo que compõe a Espanha, tem algo a dar aos outros. A unidade não é igualdade. Consiste em ser conscientes dos frutos do amor recíproco; a unidade é fruto de uma graça que Jesus manda quando existe o amor mútuo. Isto significa tornar-me consciente que possuo uma dádiva a fazer aos outros, e que os outros tem algo a me dar, e colocar este dom à disposição”.

0 comentários:

Postar um comentário