JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Ciências sociais em diálogo


Mais de sessenta professores universitários e estudiosos do serviço social participaram do Seminário internacional organizado por Social-one.
Eram mais de 60, entre professores universitários, sociólogos e estudiosos do serviço social, provenientes da Argentina, Brasil, Áustria, Alemanha, Rússia, Bélgica, França e Itália, os participantes do Seminário internacional “O agir agápico como categoria interpretativa para as ciências sociais”, organizado pelo grupo científico “Social-one, ciências sociais em diálogo”, realizado no Centro Mariápolis de Castelgandolfo, dias 17 e 18 de janeiro de 2011.

Social-One é um grupo internacional de sociólogos e estudiosos do serviço social, que deseja conduzir uma experiência de vida, estudo e intercambio, por meio de uma dinâmica de escuta e abertura recíproca, nutrindo-se do carisma de Chiara Lubich. Há mais de dez anos busca analisar alguns conceitos fundamentais das ciências sociais, através de uma dúplice leitura que, a partir da tradição sociológica, evidencie as novidades apresentadas pelo carisma da unidade.
Depois de uma série de estudos sobre a relação social, o conflito, os relacionamentos sociais e a fraternidade, há cerca de três anos iniciou-se a leitura de uma obra de Boltanski, um dos mais importantes sociólogos franceses modernos, graças à qual abriu-se a perspectiva de uma nova categoria conceitual, ligada ao agir agápico, ou seja, a um amor que supere a incerteza, o caos, o consumismo, típicos das sociedades contemporâneas.
«Nestes últimos dois anos – salienta Vera Araujo, coordenadora de Social-One – pudemosdialogar com vários sociólogos italianos e de outros países, sobre esse assunto, enriquecendo-nos e sentindo-nos encorajados a prosseguir».
O seminário – patrocinado por sete Universidades e Institutos Científicos – tinha justamente o objetivo de apresentar à comunidade científica algumas pistas de trabalho sobre o agir agápico, definido como “uma ação, relação ou interação social, na qual os sujeitos oferecem mais do que aquilo que a situação exija” – explica Gennaro Iorio, sociólogo, professor associado da Universidades dos Estudos, de Salerno. “Não é um agir utilitarístico, de troca de mercado. Para ser ativado, o comportamento agápico não parte do pressuposto que o outro retribua o gesto”.
O seminário foi enriquecido com mais de 20 relações científicas, que proporcionaram novas possibilidades de pesquisa.

0 comentários:

Postar um comentário