JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Focolares propõem um novo modelo de economia

Focolares propõem um novo modelo de economia

Focolares propõem um novo modelo de economia

Pólo empresarial vai ser inaugurado em Alenquer

Os empresários da Economia da Comunhão (EdC) e o Movimento dos Focolares vão inaugurar um novo pólo empresarial na Cidadela Arco-Íris, na Abrigada, Alenquer, no próximo dia 6 de Novembro, às 15h30.
Começado a construir em 2004 num terreno adjacente à Cidadela Arco-Íris adquirido por um grupo de empresários, o Pólo empresarial EdC – Giosi Guella insere-se no âmbito do projecto EdC e tem o nome de uma das primeiras companheiras de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares.
A Cidadela Arco-Íris é um projecto da Fundação Mariápolis que foi reconhecido como de interesse público pela Câmara Municipal de Alenquer.
Desde o início, previa a criação de condições para pessoas e grupos que ali quisessem desenvolver uma experiência de trabalho, reflexão e convivência social, baseada na solidariedade e no diálogo, através do modelo EdC.
Assim nasceu um edifício vocacionado para escritórios, armazéns, arquivos, actividades produtivas com propósitos sociais e apoio aos desfavorecidos.
Em 2005, era aberto no edifício um Centro de Recursos e Reabilitação Física, financiado durante dois anos pelo Estado (Ministérios da Saúde e da Solidariedade e Segurança Social). Dois anos depois começavam a funcionar valências médicas, medicinas alternativas, grupos de dança, ginástica de manutenção e ballet.
A primeira empresa a estar sedeada no espaço que agora se inaugura foi a ECNAL, em 2008, uma empresa de consultoria, vocacionada para incentivar a cultura da partilha dos bens e os relacionamentos personalizados.
Já este ano, depois de completos os acessos ao Pólo e o asfaltamento de estradas, foram criadas e instalaram-se no local duas novas empresas de EdC: a SAGEC 18-20, empresa de contabilidade e medicina do trabalho, e a REDCAP, empresa de reciclagem de plástico e de papel.
O projecto EdC é uma nova experiência económica de inspiração cristã que se caracteriza por ter origem num movimento espiritual, e que se baseia na divisão dos lucros da empresa em três partes: ajudar os mais pobres, contribuir para a difusão de uma nova cultura e desenvolver a própria empresa.
As empresas que aderem à EdC não são empresas sem fins lucrativos, mas são empresas que operam nos mercados e que concebem a própria actividade industrial como um lugar e um instrumento de comunhão, de fraternidade e portanto, de justiça.
Esta experiência nasceu na sequência de uma visita de Chiara Lubich a São Paulo, em 1991, onde ficou impressionada com as grandes extensões de favelas que ali existiam.
O primeiro pólo empresarial EdC nasceria no Brasil, em 1998, e em 2006 seria inaugurado o primeiro do género na Europa – Pólo Loppiano -, em Itália.
Actualmente, o projecto EdC envolve cerca de 800 empresas nos cinco continentes, 12 das quais em Portugal (pequenas e médias empresas).
Nos dias que antecedem a inauguração do Pólo empresarial EdC – “Giosi”, o professor Luigino Bruni, da Universidade Bicocca de Milão, apresenta em Portugal o seu livro “A ferida do outro”, sobre economia, reciprocidade e relações interpessoais.
O autor estará na Universidade Católica de Lisboa no dia 3 de Novembro e na Universidade Católica do Porto no dia 4 de Novembro, sempre às 18h30, para a apresentação do livro, em debates moderados por Filipe Coelho.
Nacional | Focolares | 2010-11-02 | 12:45:16 | 4007 Caracteres | Focolares
Fonte: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=82315

0 comentários:

Postar um comentário