JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5,8) PALAVRA DE VIDA NOV.2010

Centro Chiara Lubich Movimento dos Focolares
www.centrochiaralubich.org

(transcrição)
Novembro de 1999
Palavra de vida


“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.” (Mt 5,8)
A pregação de Jesus tem início com o sermão da montanha. Numa colina próxima de Cafarnaum,
às margens do lago de Tiberíades, sentado, como era costume entre os mestres, Jesus anuncia às
multidões quem é bem-aventurado. No Antigo Testamento, frequentemente se usava a palavra “feliz”
para exaltar a pessoa que cumpria, dos modos mais variados, a Palavra do Senhor.
As bem-aventuranças que Jesus anunciava repetiam, em parte, aquelas que os discípulos já
conheciam; mas, pela primeira vez, eles ouviam dizer que os puros de coração não só eram dignos de
subir ao monte do Senhor (cf. Sl 24,4), como cantava o salmo, mas podiam até mesmo ver a Deus. Qual
seria, então, essa pureza tão sublime a ponto de merecer tanto? Jesus explicaria isso várias vezes no
decorrer de sua pregação. Vamos procurar segui-lo para chegar à fonte da autêntica pureza.
“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.”
Para Jesus, antes de mais nada, existe um meio excelente de purificação: “Vós já estais limpos por
causa da Palavra que vos falei” (Jo 15,3). Não são tanto as práticas de rituais que purificam a alma, mas a
sua Palavra. A Palavra de Jesus não é como as palavras humanas. Cristo está presente nela, assim como,
embora de outro modo, está presente na Eucaristia. Pela Palavra, Cristo entra em nós e, na medida em que
a deixarmos agir, nos torna livres do pecado e, consequentemente, puros de coração.
A pureza, portanto, é fruto da Palavra vivida, de todas aquelas Palavras de Jesus que nos libertam
dos chamados apegos, nos quais invariavelmente caímos se não temos o coração fixo em Deus e nos seus
ensinamentos. Podem ser apegos às coisas, às criaturas ou a nós mesmos. Mas se o coração está voltado
somente para Deus, perdemos o interesse por todo o resto.
Para obter êxito nessa tarefa, pode ser útil repetir a Jesus, a Deus, durante o dia, a invocação do
salmo: “És tu, Senhor, o meu único bem“ (cf Sl 16,2). Experimentemos repeti-la frequentemente e,
sobretudo, quando os diversos apegos ameaçarem arrastar o nosso coração para imagens, sentimentos e
paixões que podem ofuscar a visão do bem e nos privar da liberdade.
Somos levados a olhar certas publicidades, a assistir a certos programas de televisão? Não.
Digamos: “És tu, Senhor, o meu único bem”, e esse será o primeiro passo que nos fará sair de nós
mesmos, ao redeclararmos o nosso amor a Deus. Desse modo, teremos crescido em pureza.
Percebemos, às vezes, que uma pessoa ou uma atividade se interpõe, como um obstáculo, entre
nós e Deus, poluindo o nosso relacionamento com Ele? É o momento de repetir-lhe: “És tu, Senhor, o
meu único bem”. Isso nos ajudará a purificar as nossas intenções e a reencontrar a liberdade interior.
“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.”
A Palavra vivida nos torna livres e puros, porque é amor. É o amor que purifica, com o seu fogo
divino, as nossas intenções e todo o nosso íntimo, pois, na linguagem bíblica, o “coração” é a sede mais
profunda da inteligência e da vontade.
Mas, existe um amor que é um mandamento de Jesus, que nos permite viver essa bemaventurança.
É o amor mútuo, o amor de quem está pronto a dar a vida pelos outros, a exemplo de Jesus.
Esse amor, pela presença de Deus – o único que pode criar em nós um coração puro (cf Sl 51(50),12)–, cria uma corrente, um intercâmbio, uma atmosfera cuja nota dominante é justamente a transparência, a
pureza. É vivendo o amor recíproco que a Palavra age com seus efeitos de purificação e de santificação.
A pessoa isolada não consegue resistir por muito tempo às solicitações do mundo; enquanto que,
no amor mútuo, encontra o ambiente sadio capaz de proteger a sua pureza e toda a sua autêntica vida
cristã.
“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus.”
Eis o fruto dessa pureza, sempre reconquistada: pode-se “ver” a Deus, ou seja, pode-se entender a
sua ação na nossa vida e na história, “ouvir” a sua voz no nosso coração, reconhecer a sua presença onde
ela se encontra: nos pobres, na Eucaristia, na sua Palavra, na comunhão fraterna, na Igreja.
É como saborear antecipadamente a presença de Deus, começando já nesta vida, caminhando
“pela fé e não pela visão” (2Cor 5,7), até quando “o veremos face a face” (1Cor 13,12) por toda a
eternidade.
Chiara Lubich

0 comentários:

Postar um comentário