JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Encontro Inter-religioso 2012



No dia 22 de Setembro foi realizado, no Centro Educacional Marista Irmão Acácio, o Encontro Inter-religioso, que teve como objetivo reunir jovens de diferentes religiões para falar de seus trabalhos e assim promover o contato e o diálogo entre a juventude Londrina. Estiveram presentes a Pastoral Juvenil Marista, jovens do Centro Espírita Nosso Lar, da religião Seicho-No-Ie, do Candomblé e da Igreja Bola de Neve.
Foi uma grande oportunidade de conhecermos pessoas diferentes, entrar em contato com formas de pensar que em alguns momentos se diferem da nossa mas que, no fundo, querem o mesmo: respeito, compreensão e mais união entre àqueles que professam uma fé.
Foram montados alguns stands para que os jovens tivessem mais informações a respeito das religiões e igrejas ali representadas, como o do Espiritismo, Seicho-No-Ie e Pastoral Juvenil Marista.
 Em nosso stand, colocamos em relevo através de fotos, um evento importante realizado pelo nosso movimento, o Genfest, que aconteceu na Hungria, 31 de agosto, 01 e 02 de setembro deste ano. Este evento reuniu 12 mil jovens de diversas religiões e culturas, com o objetivo de mostrar ao mundo, que é possível vivermos pela Unidade e a Fraternidade Universal, que começam justamente através do diálogo e do respeito. Também apresentamos fotos das nossas atividades como JPMU - Jovens por um mundo unido, exemplares da revista Cidade Nova, as Palavras de Vida para serem distribuídas, além de “santinhos” de Chiara Luce com a sua oração e um dado do amor.
 As apresentações culturais começaram com um teatro de fantoches feito pelo Candomblé, teatro esse que faz parte de um projeto realizado por eles chamado Previna-se, tendo como objetivo a prevenção dos jovens em relação às drogas e às doenças sexualmente transmissíveis.
A seguir foi a vez dos jovens da Pastoral Juvenil Marista, que aprestaram uma música. Para finalizar então com o teatro da Igreja Bola de Neve, que foi muito emocionante.
Terminadas as apresentações culturais, começamos a falar das principais características de cada religião. Contávamos também com um padre, que falou sobre a Igreja Católica.
Após cada religião se apresentar, tivemos as perguntas. Foram feitas muitas perguntas, na maior parte dirigidas a todos, não somente à um grupo específico. Algumas perguntas foram muito interessantes, percebíamos a vontade das pessoas de conhecer mais da religião do próximo. Outras foram um pouco provocativas, mas mesmo assim percebemos que reinava a vontade de realmente nos respeitarmos e buscarmos a unidade entre os diferentes credos ali presentes.
Quando faltava a caridade, alguém lembrava aos participantes, tanto que estavam respondendo quando os que estavam perguntando, que o que era mais importante não era discutir quem estava certo ou errado, mas sim estarmos unidos em nome de Deus. Inclusive, uma gen, a Thaís, fez uma pergunta que fez acalmar os ânimos que davam sinais de estavam começando a se exaltar: o que poderíamos fazer para que pudéssemos realmente dialogar e sermos Um como Deus gostaria?
Ao final das perguntas, tomamos um lanche e tivemos a oportunidade de conversar longamente com o Presbítero da Igreja Bola de Neve, o Renato, o que foi muito proveitoso. Percebemos que pensamos muitíssimo parecido, que não deveríamos nos ater às diferenças, mas sim ao fato de que queremos um mundo melhor e acreditamos que viver de acordo com as Palavras de Deus isso será possível.
Segue aqui a impressão de um dos jovens do nosso movimento que estava presente:
“Gostaria de agradecer a organização por realizar esse encontro, onde foi possível reunir pessoas de crenças diferentes em um dialogo onde o objetivo era de nos conhecermos e nos aproximarmos e não criar qualquer tipo de desunião. Tive a oportunidade de saber que existem pessoas que tem o mesmo objetivo que eu, construir um mundo de paz e união”.
Nós todos concordamos com o João e acreditamos que foi uma ótima iniciativa. Sabemos que podemos melhorar em vários aspectos e por isso defendemos a realização de eventos como esse muitas vezes mais.





0 comentários:

Postar um comentário