JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Assembleia presta homenagem a Chiara Lubich, fundadora do Movimento Focolares



Foto: Sandro Nascimento/Alep
Deputado Stephanes Jr. entrega menção honrosa aos representantes do Centro Internacional do Movimento dos Focolares, João Manoel Motta e Ana Maria Pigoni.
Deputado Stephanes Jr. entrega menção honrosa aos representantes do Centro Internacional do Movimento dos Focolares, João Manoel Motta e Ana Maria Pigoni.
Numa sessão solene marcada pela emoção, a Assembléia Legislativa prestou hoje (23), no final da tarde, homenagem póstuma a Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares e presidente honorária da Conferência Mundial das Religiões pela Paz. A solenidade foi proposta pelo deputado Stephanes Junior (PMDB), 3º secretário do Poder Legislativo, que destacou que “Chiara Lubich é um nome reconhecido internacionalmente em razão do trabalho desenvolvido em prol da unidade e da fraternidade universal”.
Na ocasião foi efetuada a entrega de diplomas aos representantes do Centro Internacional do Movimento Focolares, presente hoje em 182 países, e da Conferência Mundial das Religiões pela Paz para o Brasil, Ana Maria Pigoni e João Manoel Motta. “Nada do que é feito por amor é pequeno. Esta pequena e singela frase retrata muito bem o pensamento de uma das grandes mulheres de nosso século, que infelizmente nos deixou em março de 2008”, declarou Stephanes Junior.
“Ela tinha um grande carisma e nos deixou um exemplo único”, afirmou Ana Maria Pigoni, com um grande sorriso. Ana, que teve oportunidade de conviver com a fundadora do Movimento dos Focolares, conta que o ideal de Chiara era vivenciado diariamente pela homenageada e todos os seus companheiros: “O equilíbrio pregado por ela, por sua obra, envolve hoje milhares de pessoas que buscam viver o Evangelho no dia a dia”.
Para a jovem Patrícia Baruel, que falou em nome dos jovens, a dedicação em tantos momentos, seus ensinamentos sobre a importância da fraternidade, mostra para a juventude como “enxergar o mundo, encontrando o caminho para a felicidade”. Patrícia se emociona ao relembrar de uma ocasião, em 2002, quando participou de um encontro com mais de 10 mil jovens, em Roma: “Neste dia, ela falou para os jovens sobre seus propósitos. Foi muito especial”.
Transformação – Entre inúmeras condecorações internacionais recebidas por Chiara, que faleceu em 2008, está o Prêmio Unesco para a Educação à Paz (em 1996), quando a instituição reconheceu que o Movimento dos Focolares lança pontes entre as pessoas, as gerações, as categorias sociais e os povos.
Em seu pronunciamento, o propositor da homenagem fez um relato da trajetória de Chiara Lubich, uma italiana nascida em Trento, em janeiro de 1920, “que marcou sua passagem por esta vida pregando o ideal da unidade dos povos, criando um movimento que se estenderia a 182 países, unindo pessoas de diferentes nacionalidades, raças e credos”, sublinhou.
Segundo o parlamentar, ela foi “líder de uma corrente de pensamento que não ficou somente restrita ao meio religioso, mas espalhou-se pelos quatro cantos do mundo rendendo ações e movimentos inspirados no pensar, no dizer e no fazer de Chiara Lubich, da Medicina ao Direito, da Filosofia à Educação e assim por diante”. Recordou que, em 1991, no Brasil, fica impressionada pelo contraste social e pela miséria das favelas, e põe em andamento a Economia de Comunhão, na época um projeto e hoje uma realidade em crescente desenvolvimento desta nova teoria e práxis econômica.
Dessa forma, considera que a Assembleia Legislativa do Paraná não poderia deixar de se associar ao reconhecimento mundial do papel dela e dos frutos gerados por seu trabalho para a nossa e as futuras gerações. “É um ato simples, modesto, mas que representa nosso sincero reconhecimento a quem um dia tão bem definiu o poder de transformar da política, com a frase ‘la politica è perciò l'amore degli amori’, ou ‘a política é o amor dos amores’”, concluiu Stephanes Junior.
Durante a solenidade, o diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Areovaldo Figueiredo, fez o lançamento de um selo personalizado, que circulará pelo mundo todo, e também destacou o exemplo deixado pela homenageada.
A sessão solene foi presidida pelo deputado Jonas Guimarães (PMDB) e contou com as presenças do secretário Luiz Carlos Hauly, da Fazenda – que representou o governador em exercício Flávio Arns; da secretária Maria Tereza Uille Gomes, da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; da ex-governadora Emília Belinati; do deputado Duílio Genari, e inúmeras outras autoridades e amigos.

0 comentários:

Postar um comentário