JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Os jovens do Movimento dos Focolares preparam-se para a JMJ


Um grupo de jovens da "Escola Gen" de Loppiano durante uma coreografia
“A ocasião extraordinária da Jornada Mundial da Juventude, de nos encontramos com jovens do mundo inteiro, mostra-nos que nas nossas cidades não somos os únicos que acreditam que é possível fazer um mundo melhor. Juntos cresce a força de viver para isso.
E não só, ir a Madri quer dizer estar com Bento XVI! Algumas vezes ele pode parecer uma figura distante da nossa vida cotidiana, especialmente para nós que vivemos num outro continente, onde, de fato, não se fala muito do Papa. Mas o Papa é o ponto de unidade da Igreja católica e nós, jovens, temos um lugar no seu coração e nas suas orações”.
Maria Lúcia veio do Brasil e parece bem convicta, de fato ela não tem dúvidas quando conclui:
“A JMJ nos ajuda a gritar ao mundo que os jovens não são aqueles que muitos pensam… incapazes de olhar para o futuro, insensíveis e passivos. Temos grandes ideais e grandes valores!
A preparação? Nestas semanas estamos vivendo uma forte “aceleração”, inspirados por um pensamento de Chiara Lubich que nos ajuda a concentrar-nos na “arte de amar”, para melhorar a cada dia. Inclusive na oração, para preparar-nos a viver a JMJ com a alma. A consequência é um grande entusiasmo, aquela alegria que se encontra somente em Deus”.
Mariana, outra jovem brasileira, acrescenta, com a mesma convicção:
“Para mim é um sinal forte de que no mundo existem milhões de jovens que, mais do que nunca, estão interessados e envolvidos na Igreja. Queremos mostrar, juntos, que o cristianismo não faz parte do passado… pelo contrário! Nós jovens queremos viver por algo de grande!
Depois, estou muito curiosa de fazer essa experiência em primeira pessoa: muitos jovens, de várias culturas, de tantas realidades eclesiais, movimentos, todos juntos… Também essas diversidades são tijolos para a construção de um mundo mais unido. Não sei se, em nível planetário, veremos logo grandes mudanças, mas para todos nós que vamos participar, e para aqueles que estarão ligados na internet, será uma experiência radical!”.
Kyoko é do Japão, tem outra cultura e segue outra religião. Surpreende-nos que também esteja se preparando para a JMJ. Fazemos a ela a mesma pergunta.
“Num primeiro momento pensei que a JMJ fosse uma experiência apenas para jovens cristãos; eu sou budista, e por isso não sentia a necessidade de participar. Mas nesses meses estou aqui em Loppiano, para a Escola gen, e muitos jovens daqui irão a Madri. Por isso a ideia de fazer a viagem com eles começou a me interessar. Agora estou convencida que eu também poderei viver uma etapa muito interessante, poderei descobrir algo especial encontrando tantos outros jovens que possuem valores diferentes dos meus. É isso que a experiência do Movimento dos Focolares está me ensinando…”.

0 comentários:

Postar um comentário