JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

terça-feira, 22 de março de 2011

Genfest

Hoje viemos falar sobre o Genfest, que possuem uma importância muito grande na história dos Jovens por um Mundo Unido.
Mas e o que seria o Genfest? Trata-se de grandes reuniões internacionais dos JPMU , que acompanharam o nascimento e crescimento do movimento, e conseguiram mostrarar ao mundo a existência de milhares de jovens que vivem pela fraternidade universal, em todas as latitudes. Já tivemos 8 edições, que foram:
1973 – Loppiano (Florença, Itália). Reúnem-se 8 mil jovens, realizando aquele que teria se tornado o primeiro Genfest da história.
1975 – Em Roma o Palaeur está lotado; são recebidos e abençoados pelo papa Paulo VI. A partir daquele momento o Genfest se tornaria o encontro marcado de todos os jovens, a cada cinco anos.
1980 – Em plena guerra fria são 40 mil, reunidos no Estádio Flamínio, em Roma, testemunhando que o mundo unido é possível.
1985 – Nasce oficialmente o Movimento Jovens por um Mundo Unido, preanunciado por Chiara ainda em 1983. O Genfest realiza-se no Palaeur de Roma.
1990 – Finalmente estão presentes também os jovens do leste europeu, logo após a queda do muro de Berlim. São acolhidos por alguém que muito havia contribuído a essa queda: João Paulo II.
1995 – Realiza-se uma difusão mundial do evento, por meio de conexões via satélite e internet.
2000 – O Genfest torna-se um evento da Jornada Mundial da Juventude, em Roma. É a ocasião de testemunhar a santidade de tantos Jovens por um Mundo Unido que já foram para o céu, primeira entre todos Chiara “Luce” Badano, proclamada Bem-aventurada em 25 de setembro de 2010.

A próxima edição será dia 1 e 2 de Setembro de 2012 em Budapeste na Hungria. O que você acha de ir conosco?! =)
Enquanto 2012 não chega, nos resta aproveitarmos um aperitivo do que nos espera! 


GENFEST 2012

É só clicar que você será redirecionado ao vídeo no youtube!

E que a contagem regressiva comece!

Uno!


3 comentários:

  1. Um vídeo do genfest nos EUA.
    http://www.youtube.com/watch?v=LX6rNkyGjoE

    e vamos para Budapest!

    ResponderExcluir
  2. Podemos começar a nos preparar!

    SEMANA MUNDO UNIDO 2011
    de 29/04 à 07/05.

    http://www.youtube.com/watch?v=6jCeTTdX7ME&feature=feedf

    ResponderExcluir