JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Jovens que desafiam o futuro


Música, arte, engajamento político e social, iniciativas de solidariedade com os pobres, já foram marcas dos jovens brasileiros e do seu desejo de mudar a sociedade. Hoje, quando tudo parece dizer que eles não possuem mais grandes ideais pelos quais lutar, cerca de 900 jovens de todos os Estados do Brasil deixaram as suas cidades para viverem juntos uma experiência original: passarem alguns dias juntos para aprofundar o ideal da fraternidade universal e definir estratégias para alcançar esse objetivo. São jovens do Movimento dos Focolares que se reuniram de 27 de dezembro a 5 de janeiro em Vargem Grande Paulista (SP), na Mariápolis Ginetta. 
A experiência de comunhão entre eles, que serviu de preparação para o congresso, teve início em junho último, quando decidiram que cada participante pagaria uma cota única. Independentemente da sua proveniência, o valor que deveriam pagar seria igual para todos.
Um grupo de jovens do Espírito Santo logo teve uma ideia. Há 12 anos, aproximadamente, naquela cidade, eles produzem e vendem alfajores, o "alfagen", a fim de angariar recursos para a comunhão entre elas. Em vista do congresso, gravaram um breve vídeo explicando aos outros jovens do Brasil como produzir os doces, passo a passo, e postaram na internet para quem quisesse aprender. A ideia pegou e jovens de outros Estados repetiram a experiência. 
Salários foram compartilhados, horas-extras no trabalho, envolvimento de familiares, bazares, venda de doces e de artesanato. As redes sociais foram invadidas por relatos entusiasmados das experiências vividas pelos jovens.  
Mas, essa comunhão não era nenhuma novidade para esses jovens. Desde o nascimento do Movimento Gen (do qual fazem parte), em 1967, Chiara Lubich os convidou a suscitar entre todos uma grande comunhão dos bens espirituais e materiais. Inspirados pelos primeiros cristãos, dos quais está escrito que "havia um só coração e uma só alma, e não havia necessitados entre eles", esses jovens sempre souberam dar um testemunho criativo e autêntico de que é possível transformar os bens em instrumentos de fraternidade.

Aprofundamento 
E por que tanto esforço para participar de um congresso desse tipo? "Nós sabemos que para realizar o nosso projeto de mundo unido não precisamos sair do lugar em que vivemos. É lá, no dia a dia, que vamos ampliando os espaços de amor entre as pessoas e entre os grupos. É lá que nos comprometemos e vivemos pelos demais, sobretudo pelos mais necessitados. É lá que a revolução da unidade pode acontecer concretamente", explica Renan Reis, de Teresina (PI). "Mas" ? acrescenta ele ? "temos consciência de que precisamos ser, antes de tudo, um único corpo entre nós, para podermos levar essa realidade aos outros. Precisamos nos ajudar mutuamente a não ceder às tentações de outros ideais que não levam a nada e que transformam a nossa vida numa coisa sem sentido."
Além disso, conforme declara Verônica Farias, de Manaus (AM), "o programa foi um espaço de aprofundamento dos valores que norteiam nossas vidas: a escolha de Deus Amor como ideal, o amor ao próximo, a unidade. Sentíamos a necessidade de solidificar os alicerces de nossa vida, porque sabemos o quanto é necessário de ideias claras para podermos transformar o mundo, que é tão carente de princípios". "Há também o fato de que sentíamos a necessidade de partilhar as nossas experiências de vida" ? complementa Marcos Betiati, de Porto Alegre (RS). "Quando fazemos essa partilha, a experiência de um é um estímulo para os demais e tudo passa a ser de todos. Sentimos que não estamos sós e que o particular que cada um realiza é muito importante para o todo." 
Era um encontro de conteúdo exclusivamente espiritual? "Claro que não" ? responde Gleice Rodrigues, de Brasília. "Toda a reflexão sobre temas espirituais era imediatamente acompanhada de uma reflexão e de uma troca de experiência relacionadas ao empenho concreto na transformação do mundo." Segundo ela, "não é possível separar o relacionamento com Deus do relacionamento com os irmãos, a espiritualidade da vida concreta do dia a dia, que exige tomadas de posição e decisões".
De forma simples e objetiva, Mariana Guimarães, 25, de Ribeirão Preto (SP), dá respaldo à opinião de Gleice. Durante o encontro ela compartilhou com os outros jovens um questionamento que trazia consigo e a compreensão obtida naqueles dias. "Apesar do meu esforço de amar a todos indistintamente, era muito difícil acreditar que todas as pessoas nasceram para o amor, sendo que existem pessoas que só fazem o mal, como estupradores e pedófilos, por exemplo. Mas experimentando esta vida junto com os outros jovens, eu entendi que a dor da humanidade é a minha dor e que Jesus na Cruz, no seu momento de maior sofrimento, foi e ainda é, para os desesperados, a esperança."
E foi com a decisão de levarem a esperança ao mundo e, sobretudo, aos jovens, que os participantes do congresso se despediram. A alegria e o entusiasmo de todos, misturados às lágrimas de comoção, revelavam o que aquele encontro tinha jovens: vale a pena viver por um grande ideal; vale a pena viver para levar representado para todos eles: "uma experiência muito forte de unidade e de esperança", como sintetizou Thiago Batista Alencar, de Acopiara (CE). E ele conclui: "Agora voltamos para casa com a certeza de existir algo maior para ser comunicado a todos os o amor ao mundo; vale à pena acreditar que o mundo unido é possível. Não estamos sozinhos".

Por: Cibele Lana, Augusto Mendonça
http://www.cidadenova.org.br/RevistaCidadenova/ArtigoDetalhe.aspx?id=4410

3 comentários:

  1. Estive nesse Congresso e com certeza foi maravilhoso! Vai ficar marcado pra sempre em minha vida! =)

    ResponderExcluir
  2. God Bless you lead you with His Love & anointing.

    ResponderExcluir
  3. Também estive nesse Congresso e foi maravilhoso mesmo Talita!
    Continuamos unidos!

    Make visible change: protagonistas hoje de uma cultura de fraternidade e de paz, a procura de relações autênticas, construindo pontes.

    ResponderExcluir