JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

De Ascoli até Catamarca, prémio Chiara Lubich para a Fraternidade

Unidas idealmente pelos valores da fraternidade universal de Chiara, quatro cidades italianas e uma argentina. Entregue o prêmio dos promotores da iniciativa, a associação Cidades para a Fraternidade
De Ascoli até Catamarca, prémio Chiara Lubich para a Fraternidade
Umbria, Veneto e Sicília são as regiões que acolhem os projectos premiados na segunda edição do prêmio Chiara Lubich para a Fraternidade. O olhar alargou-se ao mundo com o prêmio internacional atribuído à cidade de Catamarca, e à luta contra a criminalidade com menção especial para o município de Pollica (Italia).
A entrega dos prêmios a três sectores territoriais italianos desenrolou-se na presença de autoridades civis e religiosas, numerosos presidentes da câmara, e gente de várias proveniências. Foi premiado o município de Massa Martana, juntamente com os municípios de Deruta, Montefalco, e Spoleto, através do projeto, Cidades em rede em terras da Umbria; o município de Marsala, através de um projeto de desenvolvimento de redes entre os cidadãos, e o terceiro lugar foi para o projeto de três municípios da região de Berice, província de Vicenza, Castegnero, Longare e Nanto, com uma nova associação que desenvolve formas de intervenção para situações de emergência ambiental e de pobreza.
Foi incisiva a intervenção de Daniela Ropelato, professora de Ciências sociais do Instituto Sophia e representante do Mppu internacional, sobre “Participação, cidade, fraternidade”. Temas de grande atualidade e de difícil atuação. Ela traçou com paixão alguns motivos: dar ouvido às instâncias juvenis; equilíbrio entre direitos individuais e o bem comum; gestão participada do território; responsabilidades dos políticos e dos cidadãos.
Na edição precedente, tinha sido premiada a cidade que acolhia o evento, Ascoli, pelo projeto arrebatador “Amo a minha cidade”. Foi precisamente a sala medieval do conselho, do palácio municipal, a acolher a segunda assembleia anual da Associação Cidades para a Fraternidade, promotora da iniciativa.

Esta associação, fundada em 2008, agrupa cerca de setenta municípios de Itália, que se inspiram na categoria da fraternidade para o seu agir político.

As  novidades deste ano: a entrega de um prêmio especial ao município de Pollica, em homenagem respeitosa a Angelo Vassallo, o seu presidente da câmara mártir, que deu a vida pela sua gente; e um prêmio internacional à cidade de Catamarca (Argentina), pelo seu empenho no campo da educação das faixas marginalizadas da sociedade, através de projetos de apoio escolar, espalhados pelo território. A assembleia da Associação Cidades para a Fraternidade, promoveu ainda a ideia de “regionalizar” a sua ação, com encontros periódicos de cidades aderentes de uma mesma região, com o objectivo de coordenar e tornar mais eficaz o seu agir nesse território.
De Ascoli até Catamarca, ou dos Apeninos aos Andes, dado que a cidade do “travertino” se encontra circundada das montanhas dos Apeninos e Catamarca surge aos pés dos Andes, no nordeste da Argentina. Todas estas cidades estão ligadas por um fio ideal, o dos valores da fraternidade propostos por Chiara Lubich, para agir em política, “o amor dos amores”, como ela gostava de o definir.
O prémio internacional foi um sinal claro de abertura para o mundo, com a convicção dos municípios associados de que – depois de agir com eficácia na resposta às necessidades do território comum - “uma cidade não basta”, em referência ainda aos ideais de Chiara Lubich abertos à fraternidade universal.

0 comentários:

Postar um comentário