JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Coreia, a política que agrada ao povo


Um seminário no parlamento e o encerramento da escola de formação política para os jovens, são os próximos eventos importantes do Movimento político para a unidade, no país da manhã calma
 22/11/2010


«É preciso pôr de lado os preconceitos, pensando que algo de bom possa emergir também da parte adversária». Assim tinha iniciado Maria Voce na sua resposta à pergunta de 4 deputados do parlamento coreano, com quem se tinha encontrado durante a sua viagem à Coreia. 
À distância de um ano, o balanço do caminho percorrido. A ocasião é nos dada por uma outra viagem, desta vez de Marco Fatuzzo, presidente do Movimento político para a unidade internacional, e pelos dois encontro públicos previstos: um seminário no parlamento, no dia 25 de Novembro, com o título “A política que agrada ao povo”, e o encerramento da escola de política para jovens coreanos, no dia 27 de Novembro.
Façamos um passo atrás, para entender o contexto no qual nos movemos.
No parlamento da Coreia do Sul, uma assembleia com uma única câmara, constituiu-se, há alguns anos, um grupo de investigação parlamentar, formado por deputados de várias orientações políticas, representantes tanto da maioria, como da oposição, e de diferentes religiões e culturas – cristãos de diversas denominações, budistas, won-budistas, confucianos, taoistas – ou sem nenhuma referência religiosa.
Um grupo que cresceu no tempo, e que conta atualmente com cerca de 30 membros denominado “Foro político Mppu”, que se reconhece na categoria política da fraternidade, promovida pelo Mppu, como paradigma fundamental do seu pensamento político.
Estes grupos de investigação parlamentar recebem um financiamento pela sua actividade e é lhes exigido um relatório anual dirigido ao Parlamento. No ano passado, apresentaram ao parlamento um um relatório bem recheado – de 80 páginas – na sequência do qual a Assembleia Nacional decidiu atribuir um prêmio ao “Foro político Mppu”, como o melhor grupo de investigação, entre os 60 grupos concorrentes, com a motivação de “ter contribuído – através da promoção da fraternidade – para o melhoramento das relações no interior do Parlamento”.
Entre as iniciativas conduzidas pelo “Foro”, estava também a apresentação de um projeto de lei sobre a “purificação da linguagem” no interior do Parlamento, que previa que se pusesse de lado – na comunicação política – termos considerados ofensivos da dignidade dos adversários.
“A política que agrada ao povo” foi promovida pelo “Foro” e prevê duas comunicações iniciais: a primeira de Marco Fatuzzo, sobre o tema “Fraternidade e política: utopia ou possibilidade?”, e a segunda do deputado Won Hee Ryong, sobre as atividades da Mppu na Coreia. Seguir-se-á uma mesa redonda com a participação de 5 deputados.
O prêmio recebido no passado mês de Março, da parte da Assembleia Nacional, previa também um contributo em dinheiro, que o “Foro” entendeu destinar à criação e ao sustento inicial,  de uma escola do Mppu, em Seul, para a formação política dos jovens, na qual a fraternidade constitui uma categoria unificadora das várias disciplinas de estudo. No dia 27 de Novembro, terá lugar a sessão de encerramento no primeiro curso – no qual participaram 27 estudantes – com a lição conclusiva e a entrega dos certificados.
Link: - As origens. Estória de Angela Joo  www.focolare.org/articolo.php- Maria Voce e Giancarlo Faletti ao parlamento coreano www.focolareasiatour.it/2010/01/corea-in-parlamento2/)

0 comentários:

Postar um comentário