JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

domingo, 3 de outubro de 2010

Relação entre pais e filhos é fundamental, diz Papa aos jovens

Domingo, 03 de outubro de 2010, 15h36
Relação entre pais e filhos é fundamental, diz Papa aos jovens
Da Redação, com Rádio Vaticano


Unir jovens e famílias não é algo ocasional ou funcional, mas tem, na verdade, "um sentido, um valor humano, cristão e eclesial", disse o Papa Bento XVI na última atividade de sua visita pastoral a Palermo, na Sicília, no encontro com os jovens na Praça Politeama.

O Santo Padre afirmou que, um exemplo concreto disso, é Chiara Badano. Uma jovem que faleceu com apenas 19 anos, vítima de uma doença incurável, que foi beatificada há uma semana, em Roma. 

Acesse
.: Programa completo da visita
.: Acompanhe celebrações do Papa em outubro e novembro
.: Site oficial da visita


“Dezenove anos cheios de vida, de amor e de fé. Dois anos, os últimos, cheios também de dores e sofrimento, mas sempre no amor e na luz, uma luz que irradiava à sua volta e que vinha de dentro: do seu coração cheio de Deus!”

“Como é possível uma coisa destas?”, interrogou-se o Papa. “Como é que uma moça de 17, 18 anos, consegue viver um tal sofrimento, humanamente sem esperança, difundindo amor, serenidade, paz, fé? Trata-se, evidentemente, de uma graça de Deus, mas esta graça foi também preparada e acompanhada pela colaboração humana: a colaboração da própria Chiara, sem dúvida, mas também dos pais e amigos”.

Bento XVI recordou o testemunho pessoal dos pais de Chiara Badano, ainda vivos, e que referem como a filha estava de fato repleta da luz de Deus, que eles próprios tinham acendido na alma da filha e que sobreviveu à prolongada provação do sofrimento, até à morte precoce.

“É fundamental – como sabeis - a relação entre pais e filhos. Não só por uma justa tradição, aliás muito sentida pelos sicilianos. É algo maior, que o próprio Jesus nos ensinou: é a chama da fé, que se transmite de geração em geração; chama que está presente também no rito do Batismo, quando o sacerdote diz 'Recebei a luz de Cristo'… sinal pascal… chama que deveis sempre alimentar”.

“A família é fundamental porque ali desabrocha na alma humana a primeira percepção do sentido da vida. Desabrocha na relação com a mãe e o pai, os quais não são padrões da vida dos filhos, mas sim os primeiros colaboradores de Deus para a transmissão da vida e da fé”.


 http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=278152#
Copyright © 1995 - 2007 www.cancaonova.com
Todos os direitos reservados.



0 comentários:

Postar um comentário