JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Evento interreligioso reúne católicos e judeus em Curitiba




catolicojudaico
Católicos e judeus reuniram-se por dois dias em Curitiba (PR) com o objetivo de estreitarem sua relação. Nos 23 e 24 de outubro, uma série de eventos interreligiosos ocorreram na capital paranaense. Foi a 17ª Convenção Anual da Comissão Nacional de Diálogo Católico-Judaico.
O primeiro encontro aconteceu no Studium Theologicum e foi aberto para o público. O programa começou com uma saudação dos anfitriões, o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr José Vitti e o rabino Pablo Berman. Em seguida, houve uma apresentação musical de crianças do Colégio Sion que cantaram em hebraico "Al Shlosha Devarim" e "Ierushalaim Shel Zahav". Houve também um solo de violino com canções como "Adon Olam" e "Sunrise Sunset". O presidente da Federação Israelita do Paraná, Manoel Knopfholz, deu as boas vindas aos participantes e apresentou o presidente da B'nai Brith do Brasil, Abraham Goldstein, que discorreu sobre as conquistas e os desafios do diálogo católico-judaico.
O tema principal deste encontro foi bioética e religião. Sobre este assunto, discorreram o doutor Cícero Urban, oncologista católico e o rabino Michel Schlesinger. Depois das exposições, aconteceu um debate que possibilitou ao público presente a realização de perguntas aos dois conferencistas.
"Soubemos confrontar com coragem as diferenças que existem entre as duas tradições religiosas sem perder o respeito em momento algum. Mais uma vez pudemos constatar que não precisamos concordar em tudo para unirmos esforços por um mundo mais moderado", observou o rabino Michel Schesinger.
No dia seguinte, a reunião aconteceu nas instalações da comunidade judaica curitibana. O rabino Berman e o padre Jaime Sanchéz Bosch conduziram um estudo sobre interpretações de passagens bíblicas. Em seguida, foi realizado um passeio pelas instalações da entidade que incluiu uma visita a recém inaugurada sinagoga Beit Yaacov.
Para o padre José Bizon, da Casa da Reconciliação, "o carinho com que este encontro foi preparado e toda a condução do processo mostrou maturidade e a importância do dialogo interreligioso. Tanto o estudo sobre bioética como os estudos bíblicos mostraram o quanto temos, em conjunto, para contribuir com o enriquecimento da sociedade".


0 comentários:

Postar um comentário