JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

COMO FAZER A VONTADE DE DEUS



E finalmente, queria lhes dizer como fazer a vontade de Deus. Também isto é maravilhoso. Também neste aspecto é preciso procurar aquelas pessoas que são entendidas no assunto. E emerge Catarina de Sena. Para ela, a nossa vontade deve ser eliminada. Ela diz: «Eliminar, não pela metade, mas completamente».

E Paulo da Cruz acrescenta: «Quando sentimos emergir algum desejo de realizar uma vontade que não é a de Deus, é preciso aniquilá-lo». Resumindo, nesse caso podemos ser terroristas contra o nosso homem velho. Podemos até mesmo pegar uma arma na mão e matar a nossa vontade.João Paulo II tem uma bela expressão. Para ele é preciso «render-se» à vontade de Deus. E ainda diz: «O entregar-se à vontade de Deus deve ser um “sim” total. Como diz Paulo de Tarso: «Deus é testemunha fiel que a minha palavra a vós dirigida não é uma vez ‘sim’ e uma vez ‘não’. Jesus Cristo não foi sim e não; nele houve o sim». Portanto, é uma entrega total à vontade de Deus.

Outros santos, mesmo se com nuanças diversas, expressam a mesma necessidade de abandonar-se à vontade de Deus, e dizem: «A minha vida, a partir de agora até quando eu partir para o Paraíso, será uma entrega, um total abandono à vontade de Deus». Isabel da Trindade, de quem é a expressão «abandonar-se à vontade de Deus», afirma que é preciso deixar-se imolar pela vontade de Deus, sobretudo nos momentos nos quais a vontade de Deus é dura. Ela diz: «É preciso que nos deixemos imolar pelo punhal da vontade de Deus». É magnífico, magnífico! É duro, mas ao mesmo tempo não é, porque temos a graça atual, aquela que vem e nos ajuda justamente no momento certo. Nós temos a nossa expressão, que é mergulhar, penetrar totalmente na vontade de Deus, que contém um pouco do senso de abandono, de entregar-se, um pouco do imolar-se e um pouco de tudo. Mas podemos usar qualquer expressão, pois no final, é tudo a mesma coisa.[...]Então, coragem! O que eu lhes desejo? Que vocês se tornem santos, grandes santos, logo santos!

Como? Fazendo a vontade de Deus, rendendo-se à vontade de Deus, imolando-se à vontade de Deus. Tenho certeza de entregar-lhes a felicidade. E como já foi dito, este é o caminho que leva as multidões à santidade. 

CHIARA 

Aos Congressos dos e das gen, Rocca di Papa – Itália, 20 de janeiro de 1981.

0 comentários:

Postar um comentário