JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Tveit: nutrir sonhos de paz pela unidade das Igrejas

O novo Secretário Geral do Conselho Ecumênico das Igrejas de Genebra, em visita ao Centro Internacional do Movimento dos Focolares. Última etapa da sua viagem a Roma, onde encontrou o Papa, pela primeira vez.

“Diante dos tantos desafios da humanidade, cada um é chamado a fazer frutificar a própria espiritualidade, para nutrir os sonhos de esperança do nosso tempo”. Assim finalizou o Secretário Geral do Conselho Ecumênico das Igrejas de Genebra, o reverendo Olav Fykse Tveit, na conclusão da sua visita ao Centro Internacional dos Focolares, em Rocca di Papa (Roma), um momento marcado por um forte timbre familiar.
Após uma variada apresentação do Movimento, o dr. Olav Fykse Tveit, salientou “o empenho do coração”, “o cuidado acentuado às pessoas”, “a forte ligação entre compromisso pessoal e global”, encontrados nele.
E acrescentou: “É justamente este o fulcro do movimento ecumênico”. Referindo-se ao Conselho ecumênico das Igrejas, havia acenado ao caminho de fraternidade no qual 349 Igrejas, de 110 países estão empenhadas, “na busca constante de novas vias de colaboração comum”.
O Secretário geral estava acompanhado por uma delegação de diretores dos vários departamentos do Conselho ecumênico das Igrejas, acolhida pela presidente do Movimento dos Focolares, Maria Voce, pelo co-presidente, Giancarlo Faletti, pelos responsáveis pelo “Centro Uno”, a secretaria para o diálogo ecumênico, e por alguns membros do Conselho Geral. Em sua saudação Maria Voce recordou o relacionamento de profunda amizade que, há vários decênios, liga o Conselho ecumênico das Igrejas e o Movimento dos Focolares. Recordando a sua primeira visita à sede de Genebra, em 2009, ela reafirmou o empenho de dar continuidade à herança de Chiara Lubich, que iniciou os contatos ainda em 1976. “Sentimo-nos lado a lado com o Conselho ecumênico das Igrejas – disse – para levar adiante os ideais de unidade e de fraternidade universal”.
A ocasião para este encontro nasceu da visita do rev. Olav Fykse Tveit a Roma, no Vaticano, onde pela primeira vez foi recebido em audiência por Bento XVI, e encontrou o cardeal Koch, presidente do Conselho Pontifício para a unidade dos cristãos. Em Roma reuniu-se ainda com a comunidade metodista, a Igreja valdesa e a Comunidade de Santo Egídio.
http://www.focolare.org/home.php?lingua=PT 

0 comentários:

Postar um comentário