JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Projetos estimulam alunos de Ortigueira a preservar o meio ambiente

No dia 15 de julho, o município de Ortigueira foi agraciado com dois novos projetos desenvolvidos pelo Copati – Consórcio para a Proteção Ambiental do Rio Tibagi e Consórcio Cruzeiro do Sul e conta com a colaboração da prefeitura do município. Ambos desenvolverão atividades junto às crianças das redes de ensino.
O primeiro deles foi o projeto “Pingo D’Água”,  o qual contou com a presença de professores e diretores das escolas da rede municipal. Ele tem o objetivo de incentivar os professores a utilizar a conscientização do uso racional dos recursos hídricos dentro da sala de aula. Para que isso ocorra, foram desenvolvidas duas cartilhas, a primeira destinada aos professores, ensinando-os como utilizar os temas dentro da sala de aula. E a segunda será distribuída para os alunos, para que eles também possam aprender com o material.
“Essa temática é fácil de ser trabalhada dentro de sala de aula, nós podemos utilizá-la na matemática, na língua portuguesa, na geografia, na ciência, enfim, a água pode estar presente em toda a educação destes alunos, mas o principal disso é estimular essas crianças a se tornarem cidadãs conscientes do uso racional da água” apontou a coordenadora do projeto pelo Copati, Leliana Casagrande Luiz.
Na parte da tarde, o projeto “Escola Carbono Zero” reuniu educadores de toda a rede de ensino, tanto público quanto privado. Este outro projeto irá trabalhar a questão do cálculo do consumo de gás carbônico que os professores e alunos das escolas do município emitiram durante o ano de 2009. E para os participantes, ao final do projeto serão sorteados alguns prêmios.
A cerimônia de abertura contou com a presença de representantes da Copati, Consórcio Cruzeiro do Sul, Prefeitura de Ortigueira, Câmara Municipal e Núcleo Regional de Educação. Para o Presidente da Copati, Reinaldo Gomes Ribereti “a preocupação com a preservação do meio ambiente é de suma importância em nossa sociedade, iniciativas como a deste programa Carbono Zero, se fosse adotada por toda a população, onde cada cidadão calcula a sua emissão de gás carbônico e faz a compensação com o plantio de árvores, em pouquíssimo tempo nós conseguiríamos reverter a atual condição climática do nosso planeta que vem nos castigando cada vez  mais” contou Ribereti.
Para o secretário do Meio Ambiente de Ortigueira e presidente do Comitê da Bacia do Rio Tibagi, Alcides Cândido Maia “trabalhar a questão da conscientização ambiental nas escolas é muito bom e eficiente, pois é trabalhando esse estímulo com as crianças que elas passam a cobrar de seus pais atitudes responsáveis dentro de suas casas. A partir do momento que você faz a limpeza de uma nascente d’água e faz o plantio de árvores, os passarinhos já começam a aparecer isso mostra que aquele lugar novamente é fonte de vida, em nome do prefeito e da cidade, me sinto orgulhoso por estes projetos aqui no município” afirmou Alcides.
A professora da rede municipal de ensino de Ortigueira, Gislene Lino Coelho adorou a idéia do projete Carbono Zero “achei muito interessante esta iniciativa, pois além de fácil de ser trabalhada, irá ajudar ao meio ambiente, assim que as aulas retornarem irei fazer a minha inscrição o mais rápido possível” contou a professora.
Ao final deste projeto, professor e escola sorteados receberão um netbook cada e os alunos da turma ganharão um passeio ecológico em uma das reservas da região, como premiação.
Os interessados devem procurar o escritório da Copati no município, que encontra-se na av. Brasil, em frente ao posto da Copel e falar com o Leandro.

0 comentários:

Postar um comentário