JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

domingo, 7 de novembro de 2010

Jesus Abandonado

O homem foi criado para ser feliz e buscar a felicidade: ele a deseja, suspira por ela, mas dificilmente a encontra. Toda manhã eu me consagro a Jesus Abandonado, e é só através dele que eu encontro a paz, a luz, ou, numa palavra, a felicidade. Poderia dizer algo a respeito desse fato, que parece uma contradição? 


Parece uma contradição, mas não é.
Sabemos que em cada dor devemos ver o semblante de Jesus Abandonado. Isso porque se somos, por exemplo, incompreendidos, vemos nele “o incompreendido”; se caímos numa “armadilha” podemos ver naquilo que lhe aconteceu uma “armadilha”; se nos sentimos fracassados, vemos nele alguém que também se sentiu “fracassado”...
Jesus Abandonado está presente em cada dor; por isso, é preciso abraça-lo dizendo-lhe do fundo do coração: “Es tu, e eu te quero; a ti eu me doei”.
Depois, no momento seguinte, deve-se passar a amar o próximo ou qualquer outra vontade de Deus.
E então você perceberá que aquela dor desaparece. Às vezes, você se surpreende ao sentir que a dor realmente se foi, não existe mais, e se sente em paz e livre para caminhar, viver e amar.
O fato é que, numa espiritualidade cristã como a nossa – que tem como referencia a paixão de Jesus –, o crucifixo, Jesus Abandonado, está intimamente ligado ao Espírito Santo. E quando, como Jesus, também nós dizemos que é chegada a nossa hora de sofrer, que por isso a queremos porque é um aspecto de Jesus Abandonado, e a aceitamos como Jesus aceitou a dor, também nós experimentamos o Espírito Santo. O que sentimos de belo, de livre, de amor, em nosso coração, é efeito do Espírito Santo.
Não se trata, pois, de uma contradição encontrar em Jesus Abandonado a paz e a alegria. É, ao contrário, uma coisa lógica, segundo a paixão de Jesus, segundo o mistério da salvação.

Chiara Lubich

4 comentários:

  1. Bom dia,sejam bem-vindo ao Vivendo pela palavra. Eu ja estou por aqui também. Uma boa semana

    ResponderExcluir
  2. Meus queridos! Lendo esse texto, quero de verdade me jogar nos braços desse Jesus abandonado, nesse momento onde encontro tanta perseguição, tanta dificuldade em evangelizar nesse meio virtual.
    Copiei esse texto e coloquei no meu blog, porque ele veio em hora oportuna.
    beijos grande,
    Força!
    Imaculada Cintra

    ResponderExcluir
  3. Caríssima!
    Continuamos nessa caminhada, amando Jesus Abandonado SEMPRE LOGO E COM ALEGRIA!
    Abraços.

    ResponderExcluir