JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

2° Romaria Nacional da Juventude



A Romaria Nacional da Juventude é um dos mais importantes eventos para jovens católicos do Brasil. É uma iniciativa do Santuário Nacional, em parceria com o setor Juventude da CNBB.
A história da Romaria começou alguns meses após a visita do Papa Bento XVI ao Brasil. Aparecida foi escolhida para participar da Jornada Mundial dos Jovens Universitários, que teve como tema “Europa e Américas juntas pela construção da Civilização do Amor”.  O evento foi no dia primeiro de março de 2008 e foi transmitida ao vivo no Santuário Nacional, através de videoconferência.  Na ocasião o Santo Padre disse aos jovens brasileiros:

“Amados jovens, reunidos em Aparecida: ainda está viva no meu coração a lembrança da Viagem Pastoral que realizei no Brasil, especialmente no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Peço à Virgem Mãe que obtenha para todos vocês a graça de ser sempre testemunhas de esperança!’”

Como fruto dessa experiência eclesial intensa dos jovens brasileiros no Santuário Nacional, surgiu a ideia de realizar uma Romaria Nacional com jovens de todo o Brasil.
A primeira realizada em 2009, teve a participação de cerca de 15 mil jovens, tendo como tema “jovens em missão”. 
Para saber mais detalhes de como foi, clique aqui.

Programação

9h – Concentração na Tribuna Bento XVI
10h – Palestra com o Dr. Lair Ribeiro
11:15 – Missa no Santuário Nacional presidida por Dom Raymundo Damasceno

Tema desse ano



Aos poucos a Romaria da Juventude ao Santuário de Aparecida, vem se consolidando como um espaço profícuo de reflexão e partilha, de temas pertinentes a vida de nossos jovens. Como jovens e cristãos não podemos deixar que idéias que se opõem ao evangelho adquiram força entre nós. Por isso, eis o tema deste ano de 2010: “diálogo e entendimento mútuo”. Em nosso tempo muito se fala sobre a necessidade do diálogo, entretanto poucas são as iniciativas para que ele aconteça entre nós. Ajudados pelo Dr Lair Ribeiro, desejamos adentrar e com maturidade refletir sobre este tema tão importante e necessário para a construção de um novo tempo. Com certeza o diálogo não será apresentado como um remédio para a resolução das adversidades experimentada pela nossa sociedade, mas como o caminho para o reconhecimento e valorização da pluralidade, que gera uma sociedade fraterna, marcada pelo entendimento mútuo.

Quem pode participar


Podem participar da Romaria, todos os jovens das paróquias,  movimentos, colégios.
Não há pagamento de taxa de inscrição.
Para participar NÃO é necessária inscrição prévia!
Mas se você quiser informar à comissão organizadora sobre a presença do seu grupo na Romaria, clique aqui.
Informações: (12) 3104 1694 – (12) 3104 1504

Fonte: http://www.santuarionacional.com/romariadajuventude/

0 comentários:

Postar um comentário