JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Semana Mundo Unido

Jovens dos Focolares realizam SMU 2011 no Brasil

Nicole Melhado
Da Redação


Arquivo pessoal
Jovens na SMU 2010 no Rio de Janeiro
Uma semana para intensificar atividades que promovam a paz e o bem comum, gritando ao mundo que a fraternidade universal é possível. Esta é a proposta dos jovens do Movimento dos Focolares para a  Semana Mundo Unido.

A SMU já está no calendário oficial de muitas cidades no Brasil, e é uma das principais manifestações do Movimento dos Focolares no mês de outubro. De norte a sul os Jovens por um Mundo Unido realizam marchas pela paz, limpeza de parques e jardins públicos, mesas redondas e entre outras atividades.
No Pará as atividades têm um apelo para uma vida mais ecológica e saudável. “Em Belém trabalharemos numa escola mantida pelo Movimento dos Focolares que cuida de crianças carentes. Ela fica num dos bairros mais perifericos da cidade”, conta Natália Nunes. A jovem explica ainda que a ideia é cada um doar um pouco de seus conhecimentos e aptidões nas atividades propostas. “Eu e meus amigos da faculdade de medicina daremos palestras para as crianças e pais sobre noções de higiene, as doenças ocasionadas pelo acumulo de lixo, e outros assuntos voltados para a área da saúde”, elucida Natália.

Os jovens cariocas poderão apreciar atividades culturas, esportivas e recreativas que visão a integração e a reflexão do papel dos jovens na política, economia, e na formação de uma cultura que valorize a fraternidade. “O intuito dessas atividades é mostrar aos jovens que nós podemos realizar o mundo unido. Essa é uma proposta que podemos levar a todos os lugares”, ressalta Leandro Machado.

Na capital paulista, além de aula sobre política e cidadania, distribuição de refeições para moradores de rua, estão programados para o dia 25 uma Missa e um bate-papo sobre a santidade hoje, tendo como exemplo a vida de Chiara Luce, jovem recentemente beatificada pelo Papa Bento XVI.

A manifestação é um apelo aos jovens e adultos de todo o mundo, às instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, para que valorizem as iniciativas que promovem a unidade a todos os níveis: entre gerações, classes sociais, culturas, religiões diversas.

0 comentários:

Postar um comentário