JOVENS POR UM MUNDO UNIDO

JOVENS POR UM MUNDO UNIDO
Movimento dos Focolares

Nós Jovens por um Mundo Unido nos empenhamos, onde vivemos, estudamos, trabalhamos, para responder às necessidades de pessoas e de grupos iniciando atividades e obras no campo social, da cultura, do esporte, da mídia. Procuramos atingir o objetivo de criar, por toda parte “fragmentos de fraternidade”, para chegar ao mundo unido, à paz!

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Chiara Badano e a luz do Espírito

Chiara Badano e a luz do Espírito

Data: 08.10.2010 17 visualizações
L´Osservatore Romano Beatificação presidida por D. Amato em Roma
"A beata Chiara Badano é uma missionária de Jesus, uma apóstola do Evangelho como boa nova para um mundo rico de bem-estar, mas frequentemente doente de tristeza e infelicidade. Ela convida-nos a reencontrar o vigor e o entusiasmo da fé", disse o arcebispo Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, ao presidir ao rito de beatificação da jovem focolarina (1971-1990), realizado na tarde de sábado 25 de Setembro, no santuário romano do Divino Amor.
Diante de milhares de fiéis provenientes de todas as partes do mundo e com os jovens em primeira linha, D. Amato, em representação de Bento XVI, inscreveu o nome de Chiara no livro dos beatos. É a primeira vez que um membro do Movimento dos Focolares foi elevado à honra dos altares.
"O convite a reencontrar o entusiasmo da fé - disse o prelado - é dirigido sobretudo aos jovens, mas também aos adultos, aos consagrados e aos sacerdotes. A todos é concedida a graça suficiente para se tornar santos. Respondamos com alegria a este convite de santidade e agradeçamos a Bento XVI o dom da beatificação da nossa "Chiara Luce"", como lhe chamava a fundadora dos Focolares Chiara Lubich. "Trata-se - prosseguiu - de um sinal concreto da confiança e estima que o Papa tem nos jovens, nos quais vê o rosto jovem e santo da Igreja".
A espiritualidade focolarina foi vivida pela nova beata de maneira exemplar. A este propósito, o arcebispo realçou como "a veste nupcial com a qual Chiara foi ao encontro do Senhor Jesus se tornou preciosa graças aos "sete diamantes" da espiritualidade cristã e focolarina: Deus Amor; fazer a vontade de Deus; Palavra de vida praticada; amor ao próximo; amor recíproco que realiza a unidade; presença de Jesus na unidade". "Mas - acrescentou - o sétimo diamante, o mais precioso, que brilha mais do que todos, é o amor a Jesus crucificado e abandonado". Segundo Chiara Lubich - disse - é "o ponto principal, no qual se resume a espiritualidade focolarina e que a beata interpretou do melhor modo. O amor a Jesus abandonado infundiu-lhe a energia espiritual, aquela graça capaz de suportar todas as adversidades".
Depois, D. Amato repercorreu as etapas da doença que atingiu a jovem Chiara e que em pouco tempo a conduziu à morte. "Atingida por um osteosarcoma quando tinha 16 anos - continuou - ela aceitou a cruz com dor, mas com força serena: "Já não tenho pernas e gostava muito de andar de bicicleta, mas o Senhor deu-me asas". Sofria, mas a alma cantava. Rejeitou a morfina, porque - dizia - "me tira a lucidez e a única coisa que posso oferecer a Jesus é a minha dor". No final de Dezembro de 1989, quando a doença estava a devorá-la, recebeu a "Palavra de vida" de Chiara Lubich: "Quem está em mim e eu nele, esse dá muito fruto" (Jo 15, 5). No dia 26 de Julho daquele ano, Chiara Lubich deu-lhe um nome novo - "Luce". Acertadíssimo, pois Chiara era uma explosão de luz divina que surpreendia todos, jovens e adultos. Com frequência dizia: "Jesus é para amar e basta". E desde pequena foi muito generosa no corresponder ao ideal do amor a Deus e ao próximo".
Uma existência breve mas vivida intensamente, durante a qual a nova beata soube testemunhar o Evangelho da caridade para quantos encontrava no seu caminho. "Os dias da existência terrena de Chiara - recordou o prefeito - foram de caridade doada à mão-cheia. Ela transformou a dor em alegria, as trevas em luz, dando significado e sabor inclusive ao tormento do seu corpo frágil. Na doença, ela revelou-se mulher forte e sábia: "Vós sois o sal da terra e a luz do mundo"".
Em seguida, o prelado narrou alguns episódios da vida de Chiara Luce que revelam a sua caridade para com o próximo. "Com apenas 11 anos - recordou - propôs-se "amar quem me é antipático". Quando convidava alguém para almoçar, dizia à mãe para usar a toalha mais bonita, "porque hoje Jesus nos vem encontrar". Na sua cidade vivia uma senhora, Maria, uma mulher marginalizada, que não gozava de consideração alguma e nunca ia à igreja.
Chiara, encontrando-a com frequência pela rua, ajudava-a a carregar os objectos pesados e chamava-lhe "senhora" Maria. Quando Maria soube da morte de Chiara, quis ir à igreja. Vestiu-se como se deve, participou na missa e deu como oferta 50 mil liras, muito dinheiro naquele tempo". Um dia, uma amiga perguntou a Chiara: "Com os amigos no bar tu falas de Jesus, procuras transmitir algo de Deus?". "Não falo de Deus". "Mas como, perdes as ocasiões?". E ela respondeu: "Não é tão importante falar de Deus. Eu tenho que o dar"".
A caridade de Chiara era a expressão da sua união com Cristo. "A nossa beata encheu de gestos de amor - disse o arcebispo - também a mala para a sua santa viagem. O amor a Jesus era quotidianamente vivido por ela em mil episódios de caridade. Não eram propostas ao vento, mas factos concretos. A Gianfranco Piecardo, voluntário que partia para abrir 30 poços de água potável no Benim, entregou as suas economias, 1.300.000 liras, que tinha recebido como presente no seu último aniversário, dizendo: "Não me servem, tenho tudo"".
A sua caridade manifestou-se inclusive nos últimos dias da sua vida. "Esta jovem, aparentemente frágil - acrescentou - na realidade era uma mulher forte. No leito de morte fez uma última doação - das córneas ainda transplantáveis, porque não prejudicadas pelo mal. Elas foram extraídas e hoje dois jovens vêem graças à beata". Até os médicos ficaram admirados pelo comportamento de Chiara diante da doença e do sofrimento.
"Inatural, excepcional, incrível - concluiu o prelado - são os adjectivos usados pelos médicos para descrever a serenidade e a força de Chiara diante da doença mortal. É verdade. A sua atitude era inatural, porque completamente sobrenatural, fruto de graça divina, de fé infinita e de heroísmo virtuoso. Ela falava do vestido de noiva para o seu funeral, como teria feito uma jovem que se prepara para o matrimónio. Dizia: "Não choro porque sou feliz". E à mãe: "Quando me quiseres procurar, olha o céu, encontrar-me-ás numa estrelinha". Chiara Lubich, explicando o nome "Luce" que lhe tinha dado, escreveu que, ao ver uma sua foto, a jovem "não tinha os olhos de simples alegria mas algo mais, diria, a luz do Espírito"". A sua memória litúrgica foi fixada para o dia 29 de Outubro.

0 comentários:

Postar um comentário